domingo, 18 de julho de 2010

Teatro de Improviso


Técnica que ficou bastante conhecida nos últimos tempos, mas que tem uma historia longínqua.
O teatro de Improvisação é um jogo de atuação entre dois ou mais atores envolvidos em cena.

Não é uma competição para ver quem se sai melhor, nesse jogo não existem ganhadores ou perdedores, o que importa é atingir o objetivo de criar, criar cenas reais espontâneas e uma boa historia. Nada mais que isso.

Não existem técnicas em si, somente pequenas dicas para não se perder no jogo. Seguem algumas que são importantes para um bom jogo de improviso:


Sempre aceite o que seu companheiro de cena propor. Você pode ao longo dos improvisos modificar, moldar o assunto proposto, mas jamais negue.

Não deixe o outro em um beco sem saída, quando não vir nada em sua cabeça use o truque do “Sim e...” ou outro já vai pegar seu gancho.

Pode ser chamado de bloqueio também o Non Sequitur, no entanto isso pode se tornar cômico, mas mesmo assim o companheiro pode ficar bem preocupado.

Negar ou bloquear “Mata a Cena”.


Aceitando o que o parceiro jogou, a tendência da cena é fluir naturalmente. Receba o que o companheiro te passou. Amplie adicionando informações e devolva.


Difícil seguir essa dica. Mesmo em nosso cotidiano somos seres que perguntamos muito, pois necessitamos de informações precisas.

Mas no jogo do improviso, ser especifico pode se tornar um desastre total. Claro que, em momentos, ambos os jogadores irão quebrar essa regra.

Dica: Responda, amplie e continue.


Vá para cena livre de qualquer vestígio de direção específica. Isso quase nunca funciona. Causa bloqueio e interfere na espontaneidade de criar, tanto sua como a do parceiro.


Deixe apenas acontecer, fluir a cena. Faça seu papel sem forçar nada, seja espontâneo, acredite no processo.

Pessoal, então é isso. Em meu processo de aprendizagem muitas dicas são dadas pra mim. São tão valiosas que tento passar a vocês.

Tudo aquilo que aprendemos, se ficar somente dentro de nós, acaba morrendo e como não quero isso. Uso dessa ferramenta (Blog) para expandir e ver frutos dessa arte tão magnífica e encantadora que é atuar.

Um comentário:

  1. Marcel,

    Seja bem-vindo ao universo blogueiro!

    Trocar experiências é mais que sabedoria. É generosidade.

    Para um artista... merda!

    Bjs

    ResponderExcluir